quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UMA NOVA VISÃO DA ARTE


Vivemos numa época em que a Arte está muito mais acessível que há tempos atrás. Antigamente, contemplar o mundo da Arte era privilégio de poucos. Visitar museus, exposições, mostras, era uma questão pouco democrática, infelizmente. A acessibilidade a tudo isso era restrita, visto que a classe baixa teria pouca oportunidade de vivenciar experiências artísticas nesse contexto.
Mas com o passar dos anos, e com a inserção da Arte de um modo mais contextualizado na sociedade (contextualizado no sentido da Arte presente nos fatos sociais que ocorrem no mundo), a Arte se tornou bem mais democrática, principalmente nos dias atuais, em que novas tecnologias contribuíram para uma nova visão na área.
Hoje, artista e apreciador, possuem um leque de ferramentas artísticas, bem diferentes dos tradicionais pincéis, tintas, telas. Diferentes não. Apenas estão numa versão mais inovadora.
Telefones celulares, computadores, máquinas fotográficas, entre outros, são novas ferramentas presentes na Arte atual.
A produção de vídeos, a possibilidade de digitalizar fotos, imagens, textos, a criação de "obras de arte" nessa nova roupagem, insere muito mais pessoas no contexto artístico do que antigamente e torna essa área muito mais apreciada. Não que as grandes obras dos grandes mestres da Arte não sejam importantes, mas é que nesse novo cenário em que nos encontramos, essa nova forma de criar, apreciar e refletir a Arte se torna mais interessante para crianças e jovens.
Assim, se o apreciador não pode ir até o artista e a obra, eles vêm até quem quer apreciar. Além do que, a partir disso, artista, apreciador e obra se tornam uma coisa só. Exemplo disso, a arte interativa é um convite a democratização da Arte. Sem falar das obras com multiautoria.
Na formação em Artes Visuais, a disciplina Multimídia acrescentou muito para minha vivência como arte-educadora e artista. Nela pude conhecer várias ferramentas novas para se trabalhar na Arte, tanto que todos os trabalhos acadêmicos que fiz no decorrer deste último ano giraram em torno da disciplina Multimídia, uma vez que utilizei do que aprendi para realizar novos projetos.
Realmente, as ferramentas midiáticas torna a vida do artista e o trabalho do arte-educador bem mais fácil, desde que ambos tenham uma visão ressignificada da Arte e do ensino da mesma.
Falando como professora, a artemídia possibilita que o professor produza muito mais com os alunos, e de forma com que eles se interessem: criando vídeos com os alunos, digitalizando os trabalhos produzidos por eles e possibilitando que eles interfiram nessa obra novamente, no computador, fazer com que eles criem utilizando o celular, que hoje em dia é acessível a todos, promovendo situações em que os alunos possam criar coletivamente, etc.
Acredito que esta reinvenção da Arte possibilite muitos e muitos mais seguidores e torne a Arte um ramo mais apreciado.

Um comentário:

  1. É muito importante a junção entre os conhecimentos adquiridos na faculdade e a aplicabilidade destes na vida profissional e pessoal. Orientar os alunos à refletir sobre o fazer é uma tarefa que exige paciência e muita dedicação. Você é um exemplo como aluna e como professora. Nos dois lados, você mostra como o arte - educador deve aprender, fazer e ensinar.

    ResponderExcluir