sexta-feira, 20 de março de 2009

Arte interativa e democracia, obra-autor-receptor, leitura de obra de arte

Arte interativa é uma arte moderna, contextualizada e inovadora. Nela, o receptor se faz convidado a participar da obra, seja ela uma instalação, uma obra computadorizada ou algum trabalho em realidade virtual.
O objetivo maior é o de convidar cada vez mais pessoas a conhecer e a participar das questões que envolvem a Arte.
Contudo, muitos ainda preferem privilegiar a maneira mais "tradicional" de compreender a Arte, como as visitas em museus e galerias, uma forma mais elitizada de contato com a Arte.
Porém, a arte interativa é uma forma democrática de tornar a Arte propriamente dita viável a qualquer classe social , visto que, por exemplo, a Internet hoje em dia, liga todos os tipos de classes e socializa qualquer assunto, inclusive a Arte. E essa questão "democracia na Arte", causa muitos questionamentos, pois, atualmente afirmamos que a Arte interativa é democrática, viemos de uma época em que Duchamp afirmava que é o espectador que faz a obra e, a arte nada tem a ver com democracia.
Ao mesmo tempo em que reafirma a questão da interação receptor-obra, nega a questão democracia. Dessa maneira, a leitura de uma obra de arte hoje, acaba ficando mais aberta justamente por essa questão democrática, onde todos podem opinar a respeito do que veem na obra e do que fazem no processo artístico interativo.

Um comentário:

  1. O problema da democracia é que ela é mal interpretada... quando ela chega até nós, queremos nossos direitos de voz, argumento e posição. Quando ela chega nas Artes, as obras ficam suscetíveis a interpretações abertas, questionáveis e sujeitas ao repertório e à leitura de qualquer pessoa. Será que é isso mesmo que queremos da Arte?

    ResponderExcluir