sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

REFLEXÃO TEMPORAL: ESCOLA, PROFESSOR e ALUNO

Há 30 anos atrás, embora com um método tradicional de ensino, a aprendizagem "funcionava". Professores tradicionalíssimos, alunos totalmente passivos e, com toda essa repressão, o aluno aprendia. Comparando o ensino de nossos pais, avós e talvez além mais, em certas disciplinas, os conteúdos foram tão bem conservados e "aplicados", que hoje em dia, até os que não foram totalmente alfabetizados conseguem realizar cálculos, interpretar, criticar e dar opiniões em algumas situações com o pouco de estudo que tiveram naquela época. Muitos completaram o 4º ano do ensino primário e nunca mais viram escola na vida. Tudo bem, será que foi só esse o papel da escola naquela época? E hoje em dia? Será que é só saber quanto deu a conta no supermercado e conferir o troco se está certo que podemos concluir que a escola fez a diferença na vida daquela pessoa?
Não acredito que a escola sirva só pra isso. Acredito que a escola forma de certo modo, o caráter da pessoa, quando ela quer realmente isso. Mas que muita liberdade, como foi dada em nossos tempos também não dá muito certo. A liberdade está sendo confundida com libertinagem, o que prejudica todo o processo de ensino aprendizagem.
Acredito que o ideal é um mix de idéias de 30 anos atrás, com os tempos atuais, somando com o que pretendemos e almejamos para daqui 10 anos.

Um comentário:

  1. É isso aí mesmo mara a nossa realidade, pna que os maiores interessados não estão nem aí com o que está acontecendo , oque nos resta é fazer a nossa parte.Um beijão

    ResponderExcluir